Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
A cidade herdou os costumes dos imigrantes alemães, tanto na arquitetura em estilo enxaimel, como na culinária. O marreco recheado é a forte paixão pela cerveja é escancarada na Oktoberfest, segunda maior festa da cerveja do mundo.
Blumenau apresenta belos cenários com construções típicas, com destaque para tradicional rua XV de Novembro, a bela orla do Rio Itajaí e suas pontes de ferro.
As construções que chamam mais a atenção são: o prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.
Blumenau pode ser visitado durante todo o ano. Em média, os verões (dezembro a março) são mais chuvosos e quentes. Já, os invernos (junho a agosto) tem temperaturas mais amenas e menor incidência de chuva.
A cidade é considerada a capital brasileira da cerveja. Em outubro, acontece a famosa Oktoberfest (festa da cerveja), que dura 19 dias. Em janeiro, acontece a Sommerfest, (Oktoberfest de Verão), nas quintas e sextas. Já em março, é o Festival da Cerveja, que acontece na cidade.
Blumenau fica no estado de Santa Catarina, a 65 km do Balneário Camboriú. Não há aeroporto na cidade, sendo que o mais próximo, fica em Navegantes, a 55 km de distância. Outros aeroporto um pouco mais distante é o de Florianópolis, a 150 km.
Para ir do aeroporto de Navegantes a Blumenau há um serviço de ônibus chamado de transporte executivo. O custo é de cerca de R$ 50.
Se for montar um roteiro, recomendamos alugar um carro para conhecer as belas praias catarinenses e cidades próximas como Rio do Sul.
Diversos 22/02