arraste para o lado para ver mais fotos
Saiba até quando deve ir as obras na rua Divinópolis, em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está empenhada na viabilização da macrodrenagem da rua Divinópolis, no bairro Velha. Esta obra, que é um antigo pleito da comunidade, visa solucionar os problemas de alagamento que assolam a região há mais de duas décadas.

No entanto, o avanço dos trabalhos tem sido desafiador devido à dificuldade em escavar o solo, que é repleto de rochas. A profundidade das escavações em alguns trechos pode atingir até 9 metros, o que torna inviável a abertura de qualquer passagem na via para veículos, devido ao risco de implosão de rochas no subsolo.

“É totalmente impensável imaginar a abertura da via aos veículos nestas condições, pois não há a mínima segurança para moradores e nem para trabalhadores. O principal fator é a implosão de rochas no subsolo”, enfatiza o secretário da Semob, Dirk Reiter.

A obra abrange cerca de 600 metros da rua Divinópolis e representa a solução definitiva para inibir as inundações na região. A primeira etapa da obra já foi executada, começando na rua dos Caçadores, onde uma tubulação nova foi implantada nas proximidades do posto de combustível, chegando até o entroncamento com a rua Divinópolis, onde também foi realizada a melhoria e o alargamento da rotatória existente no local.

Prazo de conclusão

Em relação ao prazo de conclusão da obra, a Semob esclareceu que a previsão é que a obra da rua Divinópolis seja finalizada até o primeiro trimestre de 2024.

As obras começaram no dia 5 de junho deste ano, ou seja, ao todo, serão cerca de 8 meses de duração.

Desvio de tráfego

Enquanto os trabalhos continuam na via, o desvio de tráfego para a comunidade local é feito pelas ruas Florânia, Bagé ou Johann Ohf.

A Semob, em conjunto com a empresa executora, realizará uma revisão da sinalização de trânsito durante essa semana, visando reforçar a identificação dessas rotas alternativas.

Investimento

O investimento da Prefeitura de Blumenau na região é de mais de R$ 5 milhões, sendo parte dos recursos viabilizados por meio de convênio com o Governo do Estado e outra parte proveniente de uma emenda parlamentar, além de uma contrapartida do município.






Diversos 20/09