Imagine só trabalhar com aquilo que você mais gosta e carregar o sentimento de realização pessoal e profissional? Saiba que é isso que encontrar o emprego dos sonhos proporciona.
Além disso, vale a pena destacar que o trabalho ideal varia de pessoa para pessoa. Nesse caso, estamos falando sobre ir em busca do emprego que faz você sentir que conquistou o que mais gostaria na carreira.
Tem interesse em alcançar esse objetivo? Neste post, trouxemos 8 dicas que podem ajudar a trabalhar com o que ama.
Como vimos, o emprego dos sonhos nem sempre vai ser aquele que faz você ter o maior salário da roda de amigos, ter uma estabilidade ou conquistar um cargo de liderança. Tudo vai depender do que o seu coração deseja.
Por isso, o primeiro passo para ir em busca da realização profissional é saber o que, realmente, você quer. Sendo assim, tire um tempo para refletir sobre como seria o emprego dos seus sonhos.
Nesse momento, leve em consideração todos os seus planos pessoais, a rotina que gostaria de seguir em um trabalho, as funções que desempenharia com satisfação, entre vários outros detalhes.
Conseguiu pensar no emprego que seria ideal para você? Então, agora é hora de criar estratégias para conquistá-lo. Além disso, tenha em mente que nem sempre será possível chegar de uma vez nesse tipo de trabalho.
Em alguns casos, é necessário dar um passo de cada vez, até que o objetivo final seja conquistado. De toda forma, ter um currículo atraente vai fazer com que o seu perfil se destaque nos processos seletivos.
Desse modo, antes de se candidatar a uma vaga que coloque você cada vez mais perto do seu emprego dos sonhos, capriche no currículo. Além de montar um documento da forma que o mercado de trabalho gosta, experimente realizar algumas atividades que agreguem valor.
Experiência profissional, seja com um emprego, um estágio ou trabalho voluntário na área, conta bastante ao entrar em um processo seletivo. Sem contar a formação profissional e os cursos adicionais que você faz ao longo da carreira.
Depois de passar pela triagem do processo de seleção, chega o momento de se preparar para causar uma boa impressão para os profissionais recrutadores. Afinal, ter um bom desempenho na entrevista aumenta muito as chances de conquistar a vaga.
Não sabe o que falar em uma entrevista de emprego? Para começar, tire todas as suas dúvidas sobre o local de trabalho e a vaga. Esse é o momento ideal para saber se é realmente o tipo de atividade que você deseja desempenhar.
Além disso, apresente suas habilidades e competências, quando for solicitado. Falar sobre como você já aplicou suas aptidões no ambiente de trabalho é uma maneira de apresentar o que sabe fazer, sem ter falsa modéstia ou insegurança.
Outro ponto importante para arrasar na entrevista é sempre, em todos os casos, falar a verdade. Lembre-se de que qualquer omissão ou mentira pode ser descoberta no futuro.
Contar com uma rede de apoio profissional faz toda a diferença na hora de ir em busca de um emprego que você realmente quer. Por isso, é interessante também investir no seu networking.
Colegas de emprego e de faculdade, amigos e pessoas que você conheceu nas redes sociais, como o LinkedIn, são exemplos de profissionais que podem compor o seu networking e oferecer ótimas oportunidades de trabalho.
O que você sabe fazer bem? Identifique essas principais competências para que elas se tornem o seu diferencial no mercado. Assim, é possível destacá-las não apenas no currículo e na entrevista, como também no ambiente de trabalho.
Vale lembrar que as habilidades socioemocionais também contam muito no mercado. Inteligência emocional, resiliência e empatia são apenas alguns exemplos de qualidades profissionais que podem ser trabalhadas no dia a dia e que favorecem o seu perfil.
Surgiu um evento na área de interesse ou, até mesmo, uma chance de trabalhar de voluntariado em alguma situação? Aproveite essas oportunidades para se aproximar do emprego dos seus sonhos.
Afinal, são nesses momentos que você pode apresentar suas habilidades, conhecer mais pessoas da área, adquirir experiências e trocar conhecimentos úteis para se destacar no nicho de interesse.
Lembre-se de que tudo isso agrega valor a um profissional e ajuda a conquistar com mais facilidade boas oportunidades de emprego. Por esse motivo, não poupe esforços sempre que identificar uma chance de se desenvolver na carreira.
Qual é a primeira coisa que você olha nas vagas ao acessar sites de emprego ou anúncios de processo seletivo? É claro que a descrição do cargo em aberto é importante, assim como o salário e os benefícios.
No entanto, é fundamental também observar qual é a empresa que oferece o trabalho. Muitas vezes, não estão abertas vagas para atuar no emprego dos seus sonhos, mas existem opções próximas a ele.
Ao entrar em uma boa empresa, que aposta no crescimento profissional dos colaboradores, é possível conseguir uma promoção, conforme você apresenta um desempenho satisfatório e objetivos profissionais compatíveis com a proposta da organização. Desse modo, aumentam as chances de entrar no emprego dos sonhos já estando no ambiente de trabalho.
Sabe uma das principais causas do desemprego? A exigência de qualificação profissional que o mercado de trabalho apresenta em diversas áreas. Sendo assim, para que isso não se torne um problema para você, nada melhor do que investir na educação.
Fazer um curso superior e, se possível, uma pós-graduação na área em que deseja atuar favorece muito as suas chances de se destacar onde quer que esteja. Assim, a sua sorte aumenta na hora de buscar um bom trabalho.
Como visto, conseguir o emprego dos sonhos não é uma tarefa fácil. Afinal, desafios como dificuldades no mercado, tempo de dedicação e investimentos podem ser encontrados no caminho. No entanto, vale muito a pena superar as adversidades e ir em busca do que você sempre quis conquistar na carreira.
Geral 26/09