Wilson Jair, de 51 anos, percebeu que estava perdendo a visão aos poucos nos últimos meses. O problema que inicialmente parecia oftalmológico, se revelou algo ainda mais complexo e desafiador quando apareceram também sintomas como formigamento. De um dia para o outro ele ficou praticamente cego, foi quando ele procurou atendimento no Hospital Santa Isabel. Depois de alguns exames foi diagnosticado com uma lesão na hipófise, sintoma de um tumor cerebral que pressiona os nervos ópticos. Diante disso, Wilson foi submetido a uma cirurgia cerebral por vídeo usando técnicas avançadas de neurocirurgia. A cirurgia, apesar de complexa, é minimamente invasiva.
Dra. Danielle De Lara, neurocirurgiã do Hospital Santa Isabel especialista em cirurgia cerebral por vídeo e cirurgia da base do crânio, afirma que “a cirurgia foi necessária para aliviar a pressão sobre os nervos ópticos e potencialmente restaurar a visão de Wilson. Foi um procedimento delicado, mas bem-sucedido, com pequenas incisões através das narinas, sem necessidade de incisões tradicionais e nem mesmo raspar o cabelo”.
Aos poucos a angústia e as incertezas se transformaram em esperança. O resultado foi emocionante: logo depois da cirurgia, Wilson voltou a enxergar com um dos olhos. “A dra. explicou que não deveríamos criar expectativas quanto a visão perdida, que poderia não voltar. O importante é que foram honestos com a gente. Imediatamente quando saiu da cirurgia, ele abriu o olho e já estava enxergando, o que antes ele não enxergava nada, então foi já foi uma vitória!”, comenta Sirlei Serpa, esposa de Wilson.
Wilson recebeu alta do hospital na última semana e está em casa se recuperando. Depois do grande susto, ele e a família perceberam ainda mais a importância do diagnóstico e tratamento precoce. “Foi bem difícil pois é uma pessoa saudável que poderia ter ficado com uma deficiência visual permanente. Mas, somos muito gratos, primeiramente a Deus, pois vivemos uma grande experiência ali dentro do hospital e toda a equipe foi muito prestativa. Eles ajudaram muito!”, completa a esposa.
O objetivo é a completa recuperação da visão do Wilson, que segue em acompanhamento, agora com uma nova perspectiva de vida, demonstrando a importância do poder da medicina aliado à empatia e cuidado humano. “É gratificante ver esses resultados positivos, principalmente quando se trata de uma cirurgia de ponta e tratamentos avançados acessíveis para toda a comunidade”, enfatizou a Dra. De Lara.
Texto: Suelen Eskelsen Fotos: Divulgação/HSI
Diversos 13/06